logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

Serviço Móvel de Saúde

O projeto “Serviço Móvel de Saúde – SMS” surge para minimizar os problemas resultantes das vulnerabilidades decorrentes do processo de envelhecimento, através de uma atuação total integrada com dupla vertente: apoio aos idosos em situação vulnerável e aos cuidadores (formais e informais).

Qual o objetivo?
· Contribuir para a permanência dos idosos em ambiente domiciliário adequado, promovendo o envelhecimento ativo com saúde e autonomia.
· Formar os Cuidadores (formais e informais) de conhecimentos e competências, técnicas e não-técnicas, adequadas às necessidades dos idosos.

Para quem é?
· Pessoas com mais de 65 anos, residentes nas freguesias referidas, com doença crónica, dificuldade na gestão da doença ou terapêutica, ausência de retaguarda familiar/social ou situação de carência económica.
. Pessoas que cuidam, tratam ou apoiam idosos, quer em domicílio quer nos serviços sociais/saúde existentes na nossa comunidade (cuidadores formais ou informais).

O projeto “SMS” é uma referência no concelho de atuação e centra-se numa intervenção:
– Integrada com dupla vertente: apoio aos idosos em situação frágil e aos cuidadores;
– Dotada de experiência prévia, introduzindo abordagens inovadoras, com base na melhoria de intervenção, especificamente agora realizada no contexto de meio rural;
– Assente num serviço móvel direcionado a residentes em freguesias ruralizadas sem resposta social, através de uma abordagem biopsicossocial atuando na área social, funcional, saúde mental, prevenção primária e secundária, gestão da doença crónica e promoção da adesão da terapêutica;
– De proximidade aos idosos, permitindo diminuir as dificuldades do acesso à rede de cuidados,
– De formação para os cuidadores formais e informais de idosos, para os capacitar de competências adequadas às necessidades dos idosos e de estratégias que permitam um cuidar mais humanizado, reduzindo a sua sobrecarga e burnout.

A realização deste projeto é assegurada por uma equipa multidisciplinar, que garante a implementação do programa de intervenção, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência e promoção da qualidade de vida dos utentes, potenciando quer a integração social, quer o apoio aos cuidadores.

Cada área de intervenção tem o seu papel bem definido e o trabalho decorre em equipa, para que os objetivos sejam alcançados. O projeto base conta com as áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Com o desenvolvimento do projeto e as suas diferentes vertentes de inovação, a equipa conta ainda com as áreas de psiquiatria e fisioterapia.

Esta intervenção interinstitucional integra como promotora a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses e como parceiros:

– Câmara Municipal de Marco de Canaveses

– Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

– Juntas de Freguesia Concelhias

– Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiares

– Centros Sociais e Paroquiais

 

O contacto da equipa multidisciplinar do Projeto SMS com a realidade do concelho e da população mais vulnerável permitiu identificar, ao longo do tempo, várias necessidades que serviram de fundamentação para a inovação do projeto base, premiado pelo BPI Seniores em 2014.

A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses foi sendo distinguida com prémios nacionais, cujo financiamento permite a continuação e melhoria do projeto base.

Para mais informações aceda aos projetos que estão a decorrer atualmente:

 

Projeto SMS+Cuidadores 

Projeto Rural SMS2Care

Projeto SMS+GreenCare

FALE COM A MISERICÓRDIA.

Envie a sua mensagem, responderemos tão breve quanto possível.