Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
Luís Lencastre , Cirurgia Geral, Hospital do Marco de Canaveses
A 4 de Fevereiro celebra-se o dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Em Portugal, cerca de 60.000 pessoas são diagnosticadas com cancro todos os anos.
Vários cancros quando diagnosticados precocemente resultam em tratamentos eficazes.
Anualmente, 6.000 portuguesas são diagnosticadas com cancro da mama. O diagnóstico precoce permite um resultado estético satisfatório sem mastectomia, podendo até evitar tratamentos de quimioterapia. Mulheres entre os 50 e 69 anos de idade são abrangidas pelo programa de rastreio nacional do cancro da mama realizando mamografias a cada 2 anos.
No cancro colorretal ou gástrico, a endoscopia, colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes permitem o diagnóstico. O rastreio do cancro colorretal é feito pela pesquisa de sangue oculto nas fezes a cada 2 anos. Sendo positiva, faz-se colonoscopia estudando o cólon e o reto. No cancro do estômago, se o doente tiver queixas digestivas deve contactar o seu médico e realizar a endoscopia digestiva alta. De realçar que pólipos em endoscopias ou colonoscopia prévias devem alertar para uma vigilância maior.
No programa nacional de rastreio do cancro do colo do útero as mulheres com idades entre os 25 e os 60 anos devem fazer o teste Papanicolau de 5 em 5 anos se tiverem iniciado vida sexual. Este permite rastreios precoces levando a tratamentos com sucesso.
Cancros menos mortais são os tumores da tiroide. Estes são diagnosticados com ecografias tiroideias e biópsias, permitindo cirurgias curativas.
Os cancros da pele são tumores de diagnóstico fácil e são causados principalmente pela exposição solar. Um sinal que muda de forma ou cor, uma ferida na pele que não cicatriza ou uma descamação prolongada, podem ser um cancro da pele.
Uma família com vários casos de cancro deve estar atenta para cancros hereditários associados a mutação genética, permitindo que familiares mais novos e sem tumores podem ser estudados antes que o cancro se desenvolva.
O Hospital Santa Isabel no Marco de Canaveses tem uma equipa de médicos especialistas experientes no diagnóstico e tratamento destas neoplasias. Cirurgias da mama, da tiroide, do útero, da pele, polipectomias por endoscopia, são técnicas eficazes e seguras. Possui ainda várias técnicas de diagnóstico como ecografia, endoscopia que permitem rastrear e diagnosticar neoplasias em fases iniciais.
Em parceria com: