Hérnias da Parede Abdominal
Nuno Teixeira
Cirurgião Geral
Hospital SCMMC
As hérnias da parede abdominal são uma situação em que parte do tecido ou órgão passa através de uma abertura na parede muscular, por causa genética, esforço físico excessivo, idade, obesidade, entre outras causas.
Tipos de hérnias da parede abdominal:
hérnias inguinais- surgem na virilha
hérnias femorais-surgem um pouco abaixo da virilha
hérnias incisionais-surgem na cicatriz de cirurgias anteriores
As hérnias afetam milhões de pessoas a cada ano. As inguinais e incisionais são as mais comuns. As hérnias inguinais são mais comuns em homens, e as femorais em mulheres. Os sintomas variam com tipo e gravidade da hérnia: desconforto, tumefação e sensação de peso.
Complicações mais frequentes:
Estrangulamento: quando uma hérnia se torna presa no canal inguinal, na região femoral ou noutros pontos, pode cortar a irrigação de parte do intestino, e exigir intervenção cirúrgica urgente.
Obstrução intestinal: o intestino não pode funcionar corretamente porque está envolvido na hérnia. Pode causar náusea, vómito e dor abdominal.
Dor crónica.
O tratamento mais comum é a cirurgia, recomendada para hérnias que causam dor, desconforto ou outras complicações. Os procedimentos cirúrgicos são dependentes da localização e tamanho da hérnia, da idade e saúde do paciente.
Reparação aberta: incisão e redução para a cavidade abdominal, colocando uma prótese a reforçar a área.
Reparação laparoscópica: pequenas incisões na área afetada e inserção de laparoscópio (tubo fino com uma câmara) e instrumentos cirúrgicos para realizar a cirurgia; é colocada uma prótese para evitar a recidiva. Esta técnica provoca menos dores e retorno à vida ativa mais célere.
Reparação robótica: A reparação robótica da hérnia é um procedimento minimamente invasivo em que o cirurgião controla um robô para realizar a cirurgia de modo idêntico à laparoscópica.
Em geral, a reparação da hérnia é considerada uma cirurgia segura e eficaz. No entanto, como com qualquer procedimento cirúrgico há riscos, incluindo infeção, hemorragia, lesão dos nervos ou outros órgãos e reações adversas à anestesia. Depois da cirurgia, é importante seguir cuidadosamente as instruções para garantir a recuperação completa e evitar complicações. Alguns cuidados importantes:
Repouso: evitar esforços físicos e atividades que aumentem pressão na área da cirurgia, como levantar objetos pesados, correr ou pular.
Medicação: o médico pode prescrever analgésicos para controlar a dor.
Penso: deve ser mantido limpo e seco; pode ser prescrito um cinto de suporte reduzindo a tensão na área da cirurgia.
Atividade física: evitar atividades físicas extenuantes durante as primeiras semanas após a cirurgia.
A maioria dos pacientes recupera completamente da cirurgia de hérnia inguinal em algumas semanas. É importante respeitar os cuidados e instruções do médico para garantir a recuperação rápida e segura.