A Unidade de Medicina Física e Reabilitação (MFR) do Hospital Santa Isabel é composta por uma equipa multidisciplinar de 26 profissionais dedicados ao compromisso de servir da melhor forma possível os nossos utentes.
A Medicina Física e Reabilitação é um serviço prestado a indivíduos ou populações para desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional. O serviço é prestado em circunstâncias em que movimento e função estão ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor, doenças, condições ou fatores ambientais e com o entendimento de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável.
Funcionamento das 8h:00 até às 21h:00, tendo acordos com as principais seguradoras, bem com o SNS.
Cardiorrespiratória
A fisioterapia cardiorrespiratória atua numa rede alargada de situações de saúde que têm impacto sobretudo, nos sistemas cardiovascular, respiratório, e nos processos metabólicos.
Objetivo:
- Reduzir os sintomas (dispneia, fadiga, tosse, expetoração)
- Manter ou melhorar a tolerância ao exercício
- Melhorar a eficiência da ventilação e reduzir o esforço respiratório
- Mobilizar e ajudar a remover secreções
- Manter e melhorar o nível de atividade física
Dermatofuncional
Especialidade da fisioterapia responsável pela promoção e reabilitação da funcionalidade do sistema tegumentar.
Áreas de atuação mais frequentes:
- Cicatrizes;
- Fibro edema;
- Gordura localizada;
- Linfedema;
- Mastectomias;
Músculo-esquelética
A fisioterapia músculo-esquelética visa prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos (músculos e articulações).
Patologias mais frequentes:
- Entorses
- Estiramentos e roturas musculares
- Pós-operatórios
- Raquialgias (cervicalgias, lombalgias, hérnias discais, discopatias, escolioses, etc.)
- Tendinopatias
Neurológica
A fisioterapia neurológica atua nas patologias que envolvem o sistema nervosocentral ou periférico, provocando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos, que se traduzem em alterações complexas do movimento e função.
Patologias mais frequentes:
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Lesões vertebro-medulares (paraplégias, tetraplégias)
- Traumatismo cranioencefálico (TCE)
- Doença de Parkinson e Alzheimer
- Esclerose múltipla
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
Pediátrica
A fisioterapia pediátrica é o ramo da fisioterapia que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de situações de saúde de bebés, crianças e jovens até aos 18 anos.
Patologias mais frequentes:
- Paralisia cerebral
- Síndrome de Down
- Espinha bífida
- Desvios posturais (escolioses, lordoses etc.)
- Atrofia muscular
Hidroterapia
A hidroterapia em piscina (hidrocinesiterapia) consiste na aplicação das técnicas específicas de fisioterapia no meio aquático, tirando partido dos efeitos das propriedades físico-químicas da água.
É aplicável nas três áreas de atuação em saúde (promoção da saúde; prevenção da doença e reabilitação, aplicável a um leque muito variado de situações clínicas, do foro neuro-músculo-esquelético, em utentes de todas as idades.
Pilates Clínico
O Pilates Clínico consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física.
Benefícios do Pilates Clinico:
- Fortalecimento muscular
- Aumento da flexibilidade
- Alinhamento corporal
- Melhoria da respiração
- Alívio do stress
Terapia da Fala
Área de intervenção que previne, avalia, intervém e estuda todas as perturbações/alterações da comunicação humana verbal e não-verbal. Intervém também na deglutição de forma a promover a passagem segura dos alimentos na orofaringe.
Indicada para todas as idades, recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos com ou sem patologias diagnosticadas.
Principais patologias em que a Terapia da Fala atua:
- Atraso de desenvolvimento da linguagem
- Perturbação dos sons da fala
- Disfagia (dificuldade na deglutição)
- Comunicação e linguagem no adulto
- Disfluência (gaguez)
- Alterações miofuncionais
- Voz (nódulos, paresia das cordas vocais, rouquidão).
Terapia Ocupacional
Avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respetivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
A Reabilitação Física intervém nas disfunções neurológicas e ortopédicas, atuando nos Traumatismos Cranianos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Artrite Reumatóide, Amputados, Esclerose Múltipla, Queimados, entre outras.