MISERICÓRDIA É MULHER: TRIBUTO NO DIA DA MULHER
No Dia da Mulher – 8 de março – em 2023, este é tributo ao processo de LIDERANÇA NO FEMININO. A publicação – “Misericórdias no Feminino” – aborda o percurso e influência das mulheres no universo das Misericórdias, da origem à atualidade. Contudo, durante muitos anos, as mulheres foram excluídas dos corpos sociais das Misericórdias e sem acesso à sua liderança. Apesar de algumas exceções, só a partir do final do século XIX é que as mulheres passam a ser legalmente admitidas em algumas Misericórdias. Nos finais do século XX começa a vislumbrar-se a alteração desta situação. Em março de 2019, ”A Voz das Misericórdias” escreve: “nas 387 Misericórdias ativas em Portugal que apoiam cerca de 165 mil pessoas e que contam com mais de 45 mil colaboradores diretos, mais de 80% destes são Mulheres”. Em 2021, 68 destas Santas Casas são lideradas por Mulheres – As Provedoras. São Mulheres, são Mães, são Mestres na arte de cuidar e de se dar. Com uma força laboral composta maioritariamente por mulheres, as Misericórdias são femininas. Ser mulher traz vantagens adicionais para o cumprimento desta tarefa, onde são necessárias competências da inteligência emocional.
Neste âmbito, um dos desafios que se coloca às Mulheres é a nível da conciliação do trabalho na liderança das organizações do terceiro setor – cada vez mais profissionalizante – com as suas ocupações profissionais e da família.
As Mulheres constroem, no dia-a-dia, o legado futuro dos valores da generosidade, da dedicação, da competência, da determinação, da resiliência e da liderança.
Às MULHERES devemos SEMPRE o RECONHECIMENTO.
8 março de 2023
MARIA AMÉLIA FERREIRA
Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses