logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

 

MISERICÓRDIA É MULHER: TRIBUTO NO DIA DA MULHER

blank

MISERICÓRDIA É MULHER: TRIBUTO NO DIA DA MULHER

No Dia da Mulher – 8 de março – em 2023, este é tributo ao processo de LIDERANÇA NO FEMININO. A publicação – “Misericórdias no Feminino” – aborda o percurso e influência das mulheres no universo das Misericórdias, da origem à atualidade. Contudo, durante muitos anos, as mulheres foram excluídas dos corpos sociais das Misericórdias e sem acesso à sua liderança. Apesar de algumas exceções, só a partir do final do século XIX é que as mulheres passam a ser legalmente admitidas em algumas Misericórdias. Nos finais do século XX começa a vislumbrar-se a alteração desta situação. Em março de 2019, ”A Voz das Misericórdias” escreve: “nas 387 Misericórdias ativas em Portugal que apoiam cerca de 165 mil pessoas e que contam com mais de 45 mil colaboradores diretos, mais de 80% destes são Mulheres”. Em 2021, 68 destas Santas Casas são lideradas por Mulheres – As Provedoras. São Mulheres, são Mães, são Mestres na arte de cuidar e de se dar. Com uma força laboral composta maioritariamente por mulheres, as Misericórdias são femininas. Ser mulher traz vantagens adicionais para o cumprimento desta tarefa, onde são necessárias competências da inteligência emocional.

Neste âmbito, um dos desafios que se coloca às Mulheres é a nível da conciliação do trabalho na liderança das organizações do terceiro setor – cada vez mais profissionalizante – com as suas ocupações profissionais e da família.

As Mulheres constroem, no dia-a-dia, o legado futuro dos valores da generosidade, da dedicação, da competência, da determinação, da resiliência e da liderança.

Às MULHERES devemos SEMPRE o RECONHECIMENTO.

8 março de 2023

MARIA AMÉLIA FERREIRA

Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses