Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses venceu a candidatura “Bairros Saudáveis: Incluir para melhorar”
O projeto promove uma rede de práticas e estilos de vida mais saudáveis.
Das 774 candidaturas submetidas a nível nacional ao programa “Bairros Saudáveis”, promovido pelo Governo Português e que releva a natureza participativa para a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, foram aprovadas para financiamento integral, 246 candidaturas. A candidatura “Bairros Saudáveis: Incluir para Melhorar”, da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, destaca-se por ter sido o único projeto premiado pertencente ao concelho de Marco de Canaveses.
O projeto inspira-se no trabalho prévio, desenvolvido pela instituição, com a população idosa do concelho de Marco de Canaveses e que estabelece parceria com a Artâmega, com a Pedro Mar – Cultura e Desenvolvimento Pessoal, LDA, com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e com as Juntas de Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro, Constance, Avessadas e Rosém, Penha Longa e Paços de Gaiolo.
A proposta unificadora intra e inter-freguesias emerge do levantamento das necessidades da população idosa, relativamente à sua saúde e com vista à inclusão social, através de atividades no domicílio e na comunidade (ageing in community).
O projeto promove a criação de uma rede de práticas e estilos de vida saudáveis entre os idosos, destacando-se a reeducação comportamental, o bem-estar físico, mental e social dos mesmos e o exercício de atividade musical, na sua relação com a comunidade rural, conferindo ênfase na sustentabilidade e mobilização da coesão social, através de sinergias criadas com entidades parceiras.
O culminar de “Bairros Saudáveis: Incluir para Melhorar” implica a criação e apresentação de um projeto musical, em grupo, sob a forma de encenação artística relativamente ao fenómeno do isolamento social rural.