O projeto “Serviço Móvel de Saúde – SMS” surge para minimizar os problemas resultantes das vulnerabilidades decorrentes do processo de envelhecimento, através de uma atuação total integrada com dupla vertente: apoio aos idosos em situação vulnerável e aos cuidadores (formais e informais).
Qual o objetivo?
· Contribuir para a permanência dos idosos em ambiente domiciliário adequado, promovendo o envelhecimento ativo com saúde e autonomia.
· Formar os Cuidadores (formais e informais) de conhecimentos e competências, técnicas e não-técnicas, adequadas às necessidades dos idosos.
Para quem é?
· Pessoas com mais de 65 anos, residentes nas freguesias referidas, com doença crónica, dificuldade na gestão da doença ou terapêutica, ausência de retaguarda familiar/social ou situação de carência económica.
. Pessoas que cuidam, tratam ou apoiam idosos, quer em domicílio quer nos serviços sociais/saúde existentes na nossa comunidade (cuidadores formais ou informais).
O projeto “SMS” é uma referência no concelho de atuação e centra-se numa intervenção:
– Integrada com dupla vertente: apoio aos idosos em situação frágil e aos cuidadores;
– Dotada de experiência prévia, introduzindo abordagens inovadoras, com base na melhoria de intervenção, especificamente agora realizada no contexto de meio rural;
– Assente num serviço móvel direcionado a residentes em freguesias ruralizadas sem resposta social, através de uma abordagem biopsicossocial atuando na área social, funcional, saúde mental, prevenção primária e secundária, gestão da doença crónica e promoção da adesão da terapêutica;
– De proximidade aos idosos, permitindo diminuir as dificuldades do acesso à rede de cuidados,
– De formação para os cuidadores formais e informais de idosos, para os capacitar de competências adequadas às necessidades dos idosos e de estratégias que permitam um cuidar mais humanizado, reduzindo a sua sobrecarga e burnout.
A realização deste projeto é assegurada por uma equipa multidisciplinar, que garante a implementação do programa de intervenção, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência e promoção da qualidade de vida dos utentes, potenciando quer a integração social, quer o apoio aos cuidadores.
Cada área de intervenção tem o seu papel bem definido e o trabalho decorre em equipa, para que os objetivos sejam alcançados. O projeto base conta com as áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Com o desenvolvimento do projeto e as suas diferentes vertentes de inovação, a equipa conta ainda com as áreas de psiquiatria e fisioterapia.
Esta intervenção interinstitucional integra como promotora a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses e como parceiros:
– Câmara Municipal de Marco de Canaveses
– Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
– Juntas de Freguesia Concelhias
– Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiares
– Centros Sociais e Paroquiais
O contacto da equipa multidisciplinar do Projeto SMS com a realidade do concelho e da população mais vulnerável permitiu identificar, ao longo do tempo, várias necessidades que serviram de fundamentação para a inovação do projeto base, premiado pelo BPI Seniores em 2014.
A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses foi sendo distinguida com prémios nacionais, cujo financiamento permite a continuação e melhoria do projeto base.
Para mais informações aceda aos projetos que estão a decorrer atualmente:
Projeto SMS+Cuidadores – concluído
Projeto Rural SMS2Care – concluído