Desde 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses passou a dispor de uma nova valência (ULDM) que procura dar respostas concretas e eficazes para a saúde de uma população envelhecida, cada vez mais sujeita a patologias de aparecimento súbito e recuperações prolongadas, tais como acidentes vasculares cerebrais, fraturas do colo do fémur, doenças oncológicas, demências, entre outras.
Esta nova resposta surge de um novo modelo organizacional, criado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, com o objetivo de assegurar a continuidade de cuidados de saúde e de apoio social. Pretende capacitar os seus utentes no sentido da promoção de autonomia, através da implementação de um modelo de cuidados com vista a reabilitar e informar os utentes e cuidadores, através de um trabalho integrado e pró-ativo de equipas de saúde e de apoio social.
A unidade tem capacidade para 20 utentes e nela trabalha uma equipa multidisciplinar composta por 37 elementos, de diversas áreas específicas do saber, que se complementam para cuidar do doente.