A Urologia é uma especialidade que trata as doenças do aparelho urinário e do aparelho genital e reprodutor, em ambos os sexos, no adulto e na criança.
No sexo masculino, as doenças da próstata (malignas e benignas), as doenças dos órgãos genitais externos (testículos e pénis) e da área reprodutiva e sexual, como por exemplo a disfunção eréctil, são as mais comuns. No sexo feminino, doenças da bexiga como a incontinência urinária são também muito frequentes. A Urologia dedica-se também ao tratamento da litíase renal (pedras nos rins) e às doenças oncológicas dos órgãos genito-urinários (cancro da próstata, tumores do rim e da bexiga).
Atualmente, na cirurgia urológica, muitas intervenções são realizadas por meios minimamente invasivos, isto é, com incisões diminutas ou por via endoscópica, sem recurso a incisões. Conseguem-se assim grandes benefícios para o doente: menor sofrimento, com menos dor, menor tempo de internamento (ou em regime de cirurgia ambulatória), permitindo um retorno mais rápido à atividade habitual.