A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) surgiu, em 1934, da transformação da “Associação Beneficente do Marco”, fundada em 1911, cujo objetivo visava “a fundação e manutenção de um hospital” e cuja inauguração teve lugar em 16 de julho de 1920.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que visa a assistência em duas valências: a da Saúde no Hospital Santa Isabel e a do Serviço Social no Lar de Idosos Rainha Santa Isabel.
A evolução trouxe novas exigências que o Hospital já não podia satisfazer e os sócios da Associação Beneficente do Marco decidiram, por unanimidade, transformá-la numa Misericórdia para usufruir dos benefícios destas Instituições, surgindo assim, em 1934, a Irmandade da SCMMC.
Com o passar do tempo, e com a evolução da procura pelos serviços do Hospital, houve a necessidade de um hospital maior. O novo Hospital Santa Isabel foi inaugurado em 26 de novembro de 1967, fruto do esforço de toda a população que, motivada pelo Provedor Engº Carneiro Geraldes, organizou dois magníficos cortejos com as oferendas para a construção do seu hospital.
A SCMMC, contestando o Decreto-Lei n.º 618/75 de 11 de novembro, que determinava a nacionalização, por parte do Estado, dos Hospitais das Misericórdias, recusou-se a entregar o seu. Contestou a constitucionalidade de tal medida, defendendo o direito das Misericórdias continuarem a sua ação no campo da Saúde, ao serviço da população.
Em 2004, a SCMMC concluiu a ampliação das instalações hospitalares com um primeiro piso para instalação da morgue e diversos anexos; um segundo onde funciona uma moderna Unidade de Fisioterapia; um terceiro para amplos Serviços de Consulta Externa, com um extenso leque de especialidades; e uma nova área onde foram instalados os quartos particulares e onde agora se encontra instalada a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção. Desde essa data, tem sofrido melhoramentos consecutivos, o que permite oferecer serviços de grande qualidade à população local. Em 2011 o Bloco Operatório foi alvo de uma moderna remodelação. Em 2015 foi requalificado o piso 1 de Internamento, com melhoria das condições de qualidade para os utentes. No ano de 2016 foi requalificado o Serviço de Farmácia e Aprovisionamento, proporcionando uma melhoria substancial às condições do seu funcionamento.
Foi efetuada a requalificação do Lar de 3ª Idade Rainha Santa Isabel, de modo a oferecer mais conforto e qualidade de tratamento para os idosos e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.