O projeto “SMS +GreenCare” foi distinguido com o prémio Envelhecimento na Comunidade da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2019.
O “SMS+GreenCare” apresenta mais-valias ao projeto base SMS, na medida em que propõe novas modalidades de intervenção, como é o caso do “green care”, aliando à intervenção de saúde já realizada a ligação à natureza, banhos de floresta e atividades de horticultura.
As atividades serão dinamizadas conjuntamente com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses – EPAMAC, o que irá aliar os beneficiários do SMS aos alunos da escola, ampliando deste modo a população abrangida.
Pretende-se aliar a intervenção social e em saúde a ambientes mais favoráveis, tais como jardins/hortas/natureza, de modo a incentivar a autonomia, o exercício físico e estimular os sentidos. As respostas dirigidas para as pessoas mais velhas que tenham em atenção os ambientes naturais representam uma estratégia viável e não farmacológica para a melhoria da sua qualidade de vida, associando-se a ideologia dos 3 A´s – Amar, Andar e Aprender.