
Palestra de Bioética esclareceu e alertou alunos
A sessão foi regida pelo Professor Doutor Rui Nunes e dirigida aos alunos do 11º ano.
No dia 6 de fevereiro de 2020, o Professor Doutor Rui Nunes, professor catedrático de Sociologia Médica e Diretor do Doutoramento em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), prestigiou a plateia do Auditório Municipal de Marco de Canaveses, completamente preenchida pelos alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses, com questões que estão na ordem do dia e assumem um papel muito importante na sociedade atual.
“Melhoramento da espécie humana, através de alteração de genoma, SIM ou NÃO? LIMITES? Imortalidade, através de criopreservação? SIM ou NÃO? Inteligência artificial e Inteligência emocional? O futuro… Excelente!”
Do início ao fim, o Prof. Doutor Rui Nunes esclareceu, alertou e refletiu com os alunos as questões da ética da vida que devem e têm de acompanhar o avanço da ciência e da tecnologia, impondo limites sustentados nos princípios éticos como a dignidade da pessoa e a não discriminação.
A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) foi a mediadora no convite ao Prof. Doutor Rui Nunes da FMUP e esteve representada na presidência da sessão pelo Professor Doutor Agostinho Marques, Diretor Clínico da SCMMC.




