Projeto “Bairros Saudáveis: Incluir para melhorar” foi apresentado às entidades parceiras
A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses apresentou o Projeto “Bairros Saudáveis: Incluir para melhorar” às entidades parceiras. A apresentação teve lugar na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), no passado dia 6 de julho.
André Ramos e Lília Pinto (Psicólogos da SCMMC) apresentaram a proposta unificadora intra e inter-freguesias, que através de atividades no domicílio (“ageing in community”) estabelece comunidades de interesse, pela intervenção das artes performativas e da reeducação comportamental.
O projeto pretende promover a qualidade de vida nos idosos e famílias com recurso à criação de uma rede próxima de apoio, desenvolver práticas e estilos de vida saudáveis, destacando-se o bem-estar físico, psicológico e social dos mesmos através da música e, assim, combater o isolamento social, através de sinergias criadas com as entidades parceiras:
– Artâmega
– Pedro Mar – Cultura e Desenvolvimento Pessoal, LDA
– Câmara Municipal de Marco de Canaveses
– Juntas de Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro, Constance, Avessadas e Rosém, Penhalonga e Paços de Gaiolo
A proposta implica a criação e apresentação final de um projeto musical à comunidade, em grupo. O programa “Bairros Saudáveis”, promovido pelo Governo Português, releva a natureza participativa para a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.