É possível mudar vidas? – O Projeto MISSE’2G
No dia 26 de junho de 2023, decorreu no Auditório do Centro Pastoral e Cultural D. António Francisco dos Santos, em Marco de Canaveses, a apresentação final do Projeto MISSE’2G. Este Projeto veio dar continuidade ao modelo de “Saúde Social no Envelhecimento”, que tem vindo a ser implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC), ao longo dos últimos anos, junto da população com mais de 65 anos do concelho. O MISSE’2G focou-se na prevenção e promoção da saúde mental dos beneficiários e cuidadores, tendo registado naqueles melhorias significativas ao nível da saúde mental e qualidade de vida. Com 1031 intervenções de Psicologia, 647 de Terapia Ocupacional e 239 consultas de Psiquiatria, dirigidas a 192 pessoas, provou que é possível mudar vidas e gerar ligações entre as pessoas e os territórios.
A sessão contou com a presença de Helena Loureiro, Representante da Região Norte da Portugal Inovação Social, que apresentou Projetos Inovadores na área da Saúde Mental, e com a presença de Lia Fernandes, Psiquiatra no Centro Hospitalar Universitário São João e Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que destacou a importância das intervenções não-farmacológicas nas demências. O evento teve ainda a participação da Provedora da SCMMC que para além de apresentar os resultados do projeto, reforçou a importância de respostas sociais inovadoras, as quais requerem a colaboração de todos os setores – público, social, empresarial e académico – promovendo um verdadeiro ecossistema de inovação e investimento social. Procurámos mobilizar, estimular e motivar a mudança, caminhando a par com a inovação social.
O Projeto MISSE’2G foi apoiado pela Portugal Inovação Social e por Investidores Sociais (BC Engenharia, Boehringer Ingelheim, BPI Fundação “la Caixa”, Clinica Oftalmológica Silva-Araújo, Coração JAP, Crius Consulting, Farmácia Nova, Grupo M.Coutinho, Grupo Monteiros), empenhados em contribuir para uma sociedade mais humana, mais centrada nas pessoas e no planeta.