Programa Gerações+: uma iniciativa MISSE’2G
A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC), através do projeto de inovação social MISSE 2G, criou a intervenção Gerações+ na qual participaram alguns dos beneficiários do projeto e alunos do ensino pré-escolar de várias freguesias do Marco de Canaveses.
A iniciativa Gerações+ inseriu-se na prática intergeracional e promoveu a autonomia dos participantes e enriquecimento entre gerações, permitindo a troca de experiências e a promoção de atitudes positivas entre crianças e a população sénior. Este programa constitui-se como estratégia no combate ao isolamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas de Marco de Canaveses.
Entre Outubro e Dezembro de 2022, Gerações+ iniciou-se como intervenção piloto no Jardim de Infância da Escola Eb1 da Livração, com idosos de diferentes freguesias e com elevado nível de isolamento social. Foi criado um ambiente de descoberta e desenvolvimento de capacidades, através de sessões semanais que decorreram em contexto de sala do Jardim de Infância onde partilharam várias atividades lúdico-pedagógicas. Iniciam a manhã com o cantar dos bons dias e a partilha de histórias e novidades. De seguida, os meninos e os idosos arregaçam as mangas e põem-se ao trabalho: porque brincar é a palavra de ordem! Desde brincadeiras na casinha ou nas construções, com plasticinas e pinturas que dão para um museu de arte, todos participam de igual forma em prol de um objetivo comum. A dinamização das atividades foi desenhada de forma a dar especial enfoque à valorização da pessoa idosa e elevar a sua autoestima e o sentido de auto-eficácia.
Com o sucesso desta intervenção piloto, foi replicado em mais duas freguesias com maior isolamento social rural, em Paços de Gaiolo e Paredes de Viadores. Isto só foi possível através das parcerias com o Agrupamento de Escolas de Sande e as Juntas de Freguesia de Penhalonga e Paços de Gaiolo e de Paredes de Viadores e Manhuncelos, através do apoio no transporte dos beneficiários.
De referir ainda que a intervenção na Escola Eb1 da Livração é gerida atualmente de forma autónoma, numa parceria entre a SCMMC, o Agrupamento de Escolas nº1 de Marco de Canaveses e a Junta de Freguesia de Constance.
A SCMMC orgulha-se de ter sido pioneira na criação desta resposta na comunidade e espera que o Programa Gerações+ seja parte integrante da comunidade educativa do Concelho Marcoense.