Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses inicia projeto “Musicalidade”
O projeto “Musicalidade” foi vencedor na candidatura financiada pela Fundação Belmiro de Azevedo, designada de “Apoio a Projetos Sénior – Combate à solidão da população sénior com recurso às Artes”. É, assim, reconhecido o valor que este projeto acrescentará no apoio ao envelhecimento da comunidade Marcoense. Iniciou a intervenção na comunidade em novembro de 2021 e decorrerá durante este ano.
O “Musicalidade” visa promover o envelhecimento ativo e saudável, a qualidade de vida, combatendo o isolamento e a solidão, através de atividades musicais. Com a intervenção de profissionais das áreas da Musicoterapia, Animação Sociocultural e Psicologia, as atividades a desenvolver promoverão a manutenção das funções cognitivas, motoras, sensoriais e emocionais, com a música como elemento distintivo e diferenciador do projeto.
Esta intervenção envolve cerca de 120 pessoas, com idade igual ou superior a 65 anos, que beneficiam de Respostas Sociais no concelho, nomeadamente três Centros de Dia, a Estrutura Residencial para Idosos e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses.